Provas de Aferição

Colégio da Gandarinha acima da média nas Provas de Aferição

 

Os alunos do Colégio da Gandarinha, obtiveram um desempenho acima da média, nas provas de aferição de 2018. Os resultados divulgados pelo Instituto de Avaliação Educativa, do Ministério da Educação, revelaram que a Instituição destacou-se nos domínios cognitivos avaliados “Conhecer/Reproduzir; Aplicar/Interpretar e Raciocinar/Criar” e respeitantes às disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio, Expressões Artísticas e Expressões Físico-Motoras que compõem o currículo do 1ºciclo.

As classificações falaram por si, em que, nas Expressões Artísticas e Físico-Motoras os valores estiveram entre os 15 e 20 valores. Já na disciplina de Português as médias situaram-se entre os 8 e 10 pontos acima da média nacional e, no caso da Matemática, entre os 12 e 20 valores acima da média nacional.

Os resultados divulgados revelam a qualidade de ensino promovida pela Instituição, repercutindo-se no desempenho/formação das crianças.

A Instituição felicita os alunos pelos resultados obtidos e por serem uma referência nacional!

 

S.Martinho 2018

O S.Martinho passou pela nossa Instituição…

No passado dia 9 de novembro foi dia de S.Martinho na nossa Instituição. Este dia é uma das celebrações que marcam o outono e a tradição exige celebrar-se a data com um magusto. As crianças do 1º ciclo, bem como da creche e pré-escolar, comemoraram este dia com muita alegria, uma boa dose de degustação de castanhas, e claro, com o habitual teatro de S.Martinho. As crianças do 4ºano, do 1ºciclo,  dramatizaram uma versão bem moderna da lenda de S.Martinho: "S.Martinho no séc. XXI". Já no pré-escolar a sala dos 5anos dramatizou a habitual lenda de S.Martinho".
Apesar do dia chuvoso, o dia de S.Martinho foi muito festivo onde o calor humano substituiu a habitual fogueira e tornou este dia especial, tal como manda a tradição.  

vida de S.Vicente de Paulo

A vida de S.Vicente de Paulo dramatizada pelas crianças

 

A Congregação das Irmãs de S. Vicente de Paulo fundada em França em 1633, por S. Vicente de Paulo e Stª Luísa de Marillac, está presente nos cinco Continentes, no serviço aos mais pobres. A nossa Instituição tem o privilégio de ter esta congregação diariamente, prestando vários serviços e defendo os valores da solidariedade, da ética, da tolerância e do respeito pelo ser humano.

Enquanto instituição católica, as nossas crianças são instruídas em valores cristãos e, como tal, há datas e acontecimentos que gostamos de comemorar junto deles e para toda a comunidade educativa. O dia 27 de setembro é uma data importante, pois comemora-se o dia de S.Vicente de Paulo, um dos fundadores da congregação das Irmãs deS. Vicente de Paulo. O CATL do Colégio da Gandarinha protagonizou com as crianças um teatro sobre a vida e obra deste santo. Este teatro teve a orientação da Irmã Valdivania, irmã que faz a sua missão nesta instituição, com as crianças do CATL.

O dia de S.Vicente de Paulo foi comemorado com uma celebração eucarística e com um teatro muito bem representado pelas crianças. Toda a comunidade escolar foi convidada a participar desta comemoração.

        

 

 

Projeto Agropedagógico-Primeiras Colheitas

  Projeto agropedagógico-Primeiras Colheitas

 

O projeto agropedagógico já começou a ser implementado. Durante este mês de outubro, as crianças do ATL iniciaram algumas atividades na quinta. Sendo uma época propícia à apanha da deliciosa maçã da gandarinha, bem como, de vários frutos de outono, como os figos, marmelos, diospiros, não esquecendo as vindimas, as crianças participaram em momentos de colheita, produtos que posteriormente ficaram disponíveis no espaço “Sabores da Gandarinha”. Dos frutos colhidos foram confecionados “doce de figo” e “marmelada de maçã e marmelo”.

  

As crianças ainda participaram na pisa da uva, algo que muitos nunca tinham experimentado e vivenciado.

  

O projeto agropedagógico-Sabores da Gandarinha potencia não só uma ligação mais próxima e frequente das crianças à quinta, como também torna-as agentes ativos na construção do seu saber.  

O nosso projeto continua…

Bem-vindos

Bem-Vindos ao novo ano letivo

Estamos a iniciar um novo ano letivo. Para uns é tempo de conhecer novos espaços, novos colegas e professores, de começar uma nova etapa. Para outros é o regresso a uma casa que já faz parte das suas vidas e de continuar o caminho. A nossa Instituição abre portas para novos objetivos, projetos, expetativas e sonhos visando o sucesso de todos.

Os nossos pequenitos da creche e pré-escolar, ao colo ou de mão dada com os pais, regressaram com sonhos e com muita vontade de brincar, aprender. Este regresso trouxe-lhes muitas surpresas: novas salas, novos amigos, novas rotinas, novas atividades e uma equipa pedagógica à espera do início de um “Tempo Mágico” na “Gandarinha”.

As nossas crianças mais crescidas, que frequentam o 1ºciclo e o CATL, foram regressando. Chegaram conscientes do trabalho, da responsabilidade e do rigor que os espera para alcançarem o sucesso pretendido. A equipa pedagógica já está preparada para com eles e com as suas famílias percorrerem este caminho.

É com um espírito desafiador e amor pela educação que iniciamos assim mais um ano letivo, na expectativa de que, através do comprometimento, dedicação e resiliência de cada um, os objetivos almejados nos nossos projetos sejam alcançados com sucesso.

Sejam Bem-Vindos ao novo ano letivo no Colégio da Gandarinha!