Colégio da Gandarinha

O Colégio da Gandarinha

O edifício principal, sede da Fundação e antiga habitação, em Cucujães, dos Condes de Penha Longa, é um palacete do séc. 19, classificado de interesse municipal, integrado numa quinta com 5 hectares, e inclui nos andares superiores, de acordo com a vontade testamentária da fundadora, a habitação particular do presidente da Fundação.
Tendo sido iniciada nos baixos da residência principal, a fundadora rapidamente sentiu que teria de aumentar e melhorar as àreas destinadas à educação de crianças de mais tenra idade. Dentro dessa perspetiva, as necessidades foram sendo aos poucos resolvidas com adaptações das construções existente, respondendo-se, desse modo, às exigências do número de alunos e da dinâmica dos programas curriculares.
Desde o seu arranque, o ensino na Gandarinha sempre foi marcado pela inovação. aliás a sua fundadora sempre teve as maiores preocupações nessa matéria envolvendo-se, inclusivé, em alguns projetos de investigação científica, dos quais os mais emblemático, o referente à energia solar, em 1904. quando em 1964 foi estudado o relançamento da Instituição, e já depois de ultrapassada a fase de reabilitação da mesma, foram sendo introduzidas cadeiras extra-curriculares, ao tempo inovadoras, tais como em 1988 e Educação Musical, em 1989 o Inglês e a Educação Física e em 1990 a Expressão Plástica.
No seguimento da sua missão, desenvolve atividade nas seguintes valências:

- Creche
- Pré-Primária