Logo2

natal5.png

CRECHE

 

A Creche do Colégio da Gandarinha tem um protocolo com o Ministério da Segurança Social para 48 crianças, com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos.Esta resposta social ocupa parte de um edifício construído nos finais dos anos 70, sendo este, amplo, térreo e com excelente luminosidade natural e artificial. A creche tem como base o bem-estar e segurança das crianças que aí permanecem diariamente e pela dedicação de toda a equipa, procurando fazer o melhor para o bem-estar dos mais pequenos.Esta funciona de segunda a sexta das 7h30m às 19 horas,excetonas interrupções previstas no calendário escolar.

A equipa de creche conta com duas educadoras de infância, uma responsável pela sala de berçário e andantes e outra pela sala de transição, bem como duas auxiliares para cada sala de berçário, uma para a sala dos andantes e outra para a sala dos 2 anos.

A creche é composta e dividida por várias salas de acordo com as diferentes faixas etárias:

Sala de berçário – uma paracrianças entre os 4 e os 9meses de idade e outra dos 9 aos 12 meses.

Sala dos Andantes/Aquisição de marcha – destina-se a crianças entre 1 e 2 anos de idade, estando equipada com materiais adequados a esta faixa etária. Nesta mesma sala existe uma casa de banho devidamente equipada.

Sala de Transição–destina-se a crianças entre os 2 e os 3 anos e está equipada com os materiais propícios a esta mesma idade. Para além do material de desgaste que as salas contêm, esta dispõe de uma casa de banho de apoio para as rotinas de higiene diária.

Outras divisões – espaço para arrumação e arrecadação, assim como arquivo de trabalhos das crianças e outros materiais.

Casas de banho–são adaptadas às faixas etárias das crianças que frequentam a creche, prevendo uma aprendizagem e evolução naturais aquando do momento de transição das fraldas para o uso de potes, sanitas e lavabos individuais, apropriados ao tamanho das crianças. Nestes espaços também existe uma banheira com um chuveiro.

Copa–é um espaço devidamente equipado com material inoxidável, nomeadamente balcões e louças, micro-ondas e frigorífico onde são preparados os leites e lanches dos bebés.

Refeitório–este espaço está devidamente equipado com mesas e cadeiras apropriadas a todas as idades já contempladas. As ementas semanais são elaboradas por uma nutricionista e afixadas em local visível no início de cada semana, respeitando o estádio de desenvolvimento de cada criança.

Relativamente aos espaços exteriores, dispomos de amplos espaços verdes, onde as crianças podem brincar e contactar com a natureza. Contamos também com um parque infantil, equipado com baloiços, triciclos entre outros brinquedos e equipamentos.

O Colégio está inserido numa quinta onde se cultivam produtos hortícolas para consumo próprio e para venda,assim como criação de animais, nomeadamente patos, galinhas, porcos…

As crianças da sala dos Andantes e da sala de Transição beneficiam de atividades de música e ginástica, uma vez por semana, orientadas por um professor da especialidade.

Ao longo de todo o ano letivo e em todas as atividades levadas a cabo na Creche do Colégio da Gandarinha estão presentes os seguintes princípios:

• Fomentar uma vida de sã convivência social, através do respeito por si próprio e pelos outros.

• Promover a independência das Crianças.

• Desenvolver a autodeterminação da Criança, através da liberdade de escolha, através da tomada de decisões.

• Promover a sua autoestima.

• Incentivar a participação das Crianças nas atividades do dia-a-dia.

• Promover hábitos de higiene.

• Desenvolver a expressão plástica livre como meio de desenvolvimento da criatividade individual e da imaginação.

• Incentivar o gosto pela partilha.

• Desenvolver o gosto e o respeito pela Natureza.

• Promover a participação dos Pais nas atividades da Creche.

• Informar continuamente os Pais sobre as atividades desenvolvidas ao longo dos meses, bem como os objetivos subjacentes e a evolução da Crianças ao longo dos diferentes perfis de desenvolvimento.

- Regulamento Interno  Creche

 

Como Ajudar

Prefaciado por Marcelo Rebelo de Sousa

Aviso ao consumidor