Informática

Vivemos numa sociedade de informação designada por sociedade do conhecimento. As novas tecnologias estão a transformar o mundo que nos rodeia, a nossa forma de trabalhar, de viver, de adquirir o conhecimento.

A atividade de informática é introduzida no grupo dos cinco anos, onde aprendem a utilizar os diferentes componentes do computador e, ao mesmo tempo, a desenvolver a destreza óculo-manual, motricidade, curiosidade, observação, perceção, criatividade e aquisição de hábitos, comportamentos e atitudes relativamente às novas tecnologias. Ao permitirmos que as crianças utilizem desde cedo as TIC estamos a construir hábitos de trabalho e de estudo que os acompanharão ao longo de toda a vida. O uso de software educativo e aplicações da internet, exploração do programa de desenho Paint e Tuxpaint, são recursos usados para promover a aprendizagem do computador pelas crianças no pré-escolar.

No ensino básicopretende-se que na atividade de informática as crianças saibam explorar o ambiente Windows, aplicações do Office, bem como programas de desenho, correio eletrónico e pesquisa na internet. Sendo o computador um suporte pedagógico para aquisição de novas competências e aprendizagens, consideramos a atividade de informática como um meio transversal, atrativo e motivador no processo de ensino-aprendizagem das crianças.